Trabalho de estudo das artes
Obra São Jerônimo penitente do deserto, 1448 – 1451 têmpera sobre madeira (carvalho)
Artista: Andrea Mantegna (Vicensa 1431-1506)
Historia da obra
São Jerônimo (c 340/347 – 420) um dos grandes doutores da igreja primitiva
Foi ele quem traduziu a bíblia para a vulgata (latim vulgar) e era um filósofo e gramático sonha com sua missão e vai para o deserto onde traduz a bíblia solitário.
Essa obra tem muitos elementos que ajudam a entender a trajetória dessa história, São Jerônimo decidiu ir para o deserto e abandonar sua vida na sociedade, com ele carrega apenas um terço e um livro.
O terço demonstra a fé que são Jerônimo tem e o livro a razão, contato com os gregos.
Ele encontra abrigo em uma caverna e faz seu trabalho, nota-se um leão com uma aparência dócil mostrando que são Jerônimo o domesticou, (dominou), submete o instinto animal a freio da razão é da fé.
No deserto são Jerônimo encontra o vazio, silencio absoluto, contato com o absoluto. E em meio às pedras vê caminhos tortuosos, a verdade não é obtida literalmente é difícil de ser vista e só se mostra aqueles que estão a sua altura.
Dialogo com escultura e permanência das coisas-Mantegma é o grande mestre da superfície petrificada.
A mais elementos em sua composição como o chapéu vermelho e os tamancos, São Jerônimo abdica sua fama como cardeal e procura a verdade como um caminhante.
Dentro da caverna uma pequena vela que ilumina a cruz e a coruja em cima da entrada da caverna, ícone cristão mais alegoria cristã, a coruja animal de minerva /palas Atena, a deusa da sabedoria, da inteligência.
Passarinho vermelho é testemunho semelhante ao cardeal.
João Batista de Matos jr DES GA NA4 RA 9106209
Nenhum comentário:
Postar um comentário